top of page

About Paulo Alberton

Paulo Alberton tem doutorado profissional em comunicação em artes pela Western Sydney University, e mestrado profissional em direção de documentários pela renomada Australian Film Television and Radio School (AFTRS), ambas na Austrália. Como parte do doutorado, produziu o documentário longa- metragem Quem realmente somos, que acompanha durante sete anos, o assentamento de um grupo de 30 jovens refugiados africanos na Austrália.

 

Desde 2013, trabalha como montador e supervisor de pós-produção da série de documentários sobre música brasileira Passagem de som, da TV Sesc. Tem desenvolvido esse trabalho à distância, de São Sebastião, onde mora desde 2015.

 

Com mais de 20 anos de experiência no audiovisual, já produziu centenas de documentários na Austrália, no Brasil, nos EUA e na África do Sul, países onde também deu aula sobre audiovisual em universidades e comunidades.

Em 2017 fez parte da gravação da caravana do Presidente Lula, que virou uma websérie e depois um longa chamado O Povo Pode? dirigido por Max Alvim. Paulo assistiu Max na direção do longa e da websérie, e também montou a websérie.

Atualmente é parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião na cadeira do audiovisual. No conselho ajudou na escrita do Plano Municipal de Cultura e na aplicação da Lei Paulo Gustavo no município.

 

O documentarista traz na bagagem prêmios como o de melhor fotografia por Eu e água (MIS, Brasil, 1998), uma recomendação especial da entidade governamental Film Australia (Austrália, 2005), o prêmio ATOM de melhor documentário interativo (Austrália, 2005) por Mijn Man (2005) e os prêmios de melhor documentário e melhor edição do Western Australian Screen Awards (Austrália, 2005) pelo documentário animado Going to the dogs (2004).

bottom of page