Tags

Related Posts

Share This

LAB IDEIAS

LAB IDEIASOrigem

No dia 20 de julho de 2016 nos reunimos no Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião – SP, para gravação do programa piloto da websérie “Lab Ideias – Discuções Horizontais”.  Indignados com a crise política que estamos sofrendo, resolvemos nos manifestar e “contaminar” as pessoas para a prática das potências e autonomias. O resultado foi um encontro de pessoas incríveis que discutiram a educação, a cultura, a política, a religião e o ativismo. Nesse episódio piloto, que foi inspirado no trabalho que fiz com o pessoal do Linc para o Rede Sampa, conseguimos confirmar a eficiência do modelo e nos propomos a seguir com a gravação, edição e publicação da websérie.

lab-vereadores-clipping

O que é “Lab Ideias”?

“Lab Ideias – Discussões Horizontais” é uma websérie com programas de aproximadamente 25 minutos, com a finalidade de potencializar e dar protagonismo aos atores sociais que podem impactar na construção de uma sociedade mais ética. O programa foi criado por Paulo Alberton e Luciano Draetta e é gravado no Espaço Cultural Circo Navegador em São Sebastião – SP.

Estamos estimulando a criação de espaços de comunicação pautados pela autogestão, que possibilitem o diálogo democrático, inclusivo e horizontal, com a finalidade de aquecimento de redes e interação entre as pessoas, suas representações e instituições.

Esse projeto oferece uma opção a visão hegemônica e padronizadora dos meios de comunicação convencionais. Como mídia alternativa, a websérie é produzida a partir de uma perspectiva libertária, fazendo frente ao ponto de vista dominante. Com uma escuta sensível dos participantes, estimulando a produção do conhecimento e a percepção da importância dos participantes na construção de sua própria história.

“Lab Ideias” apresenta-se como uma ferramenta de comunicação e construção do pensamento e nutre o diálogo, estimula a cidadania, aquece redes, identifica referências regionais, promove o encontro intergeracional e valoriza as narrativas pessoais e únicas.

Créditos específicos de cada episódio estão ao final de cada vídeo. Aqui seguem os créditos comuns a todos os episódios:

Produção: Luciano Draetta
Direção: Paulo Alberton
Câmera e Montagem: Paulo Alberton
Segunda câmera: Alexandre Barbas
Iluminação: Valdinei Silva
Som: Alejo Linares

Agradecimento:
AMES – Associação de Amparo à Mulher Sebastianense

Trilha sonora do programa:

Exotic Battle by Kevin MacLeod is licensed under a Creative Commons Attribution license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Source: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100451
Artist: http://incompetech.com/

Eternal Hope by Kevin MacLeod is licensed under a Creative Commons Attribution license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Source: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100238
Artist: http://incompetech.com/

 

PROGRAMA PILOTO

 

 

EPISÓDIO 1 – VEREADORES – representantes e representados

O encontro entre candidatos a vereadores e eleitores foi realizado no dia 07 de setembro de 2016. Os candidatos foram convidados por meio das coligações, que indicaram 3 participantes cada.

 

 

EPISÓDIO 2 –  ESTADO LAICO

Gravado no dia 18 de setembro de 2016, na semana de um dos maiores eventos evangélicos do Brasil, o Glorifica Litoral,  que tem apoio financeiro do município de São Sebastião. O Estado Laico existe? Se não, o que podemos fazer a respeito? Quais são os perigos de um Estado Religioso?

 

 

EPISÓDIO 3 – PRECONCEITO

Gravado no dia 9 de março de 2017. O tema é tão importante que afeta diretamente as pessoas e a construção das relações sociais.

 

 

EPISÓDIO 4 – EDUCAÇÃO

Gravado no dia 6 de abril de 2017 no Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião, o episódio reuniu mães, crianças, pais e educadores de várias linhas de pensamento. A presença do “Home Schooling”, foi bem forte e as discussões muito esclarecedoras.

No dia 8 de junho 2017, fizemos um lançamento presencial do episódio “educação” acima. E na sequência, abrimos uma roda para discutir sobre o que vimos na tela. Presentes estavam tanto os participantes da “roda original”, que agora puderam se ver na grande tela, quanto outras pessoas. Esta “dobra”, ou “segunda roda” do mesmo tema, foi gravada e transmitida ao vivo na nossa página do projeto, no Facebook (curta a página). A ideia é experimentar o que esta ferramenta pode acrescentar na nossa compreensão dos nossos temas e de nós mesmos. A linguagem e a qualidade técnica do “ao vivo” foram bastante inferiores e o vídeo ficou mais longo, mas foi muito mais eficiente em atingir mais pessoas que os vídeos esteticamente mais elaborados e de menos duração que postamos no Youtube. Estamos estudando ir por este caminho nos próximos episódio. Assista aqui o experimento desta “dobra” ao vivo.

 

 

EPISÓDIO 5 – (FACEBOOK AO VIVO): O PODER TRANSFORMADOR DA CULTURA

Gravado e transmitido ao vivo no dia 17 de junho, no Anfiteatro da Rua da Praia, em São Sebastião-SP durante o Vento Festival. Foi fruto de colaboração entre Vento Festival, o Circo Navegador e o documentarista Paulo Alberton.

 

EPISÓDIO 6 – ATIVISMO

Este episódio era para ser transmitido inteiro ao vivo no dia 22 de junho, sem edições, porém a conexão da internet aguentou apenas por meia hora. O restante do programa foi então gravado e adicionado ao fim do trecho “ao vivo”, para facilitar a experiência de assistir. Sinalizei os trechos onde as falhas ocorreram. Desculpem o transtorno e a diferença de qualidade entre o “ao vivo” e o gravado. Nesta temporada experimentamos e aprendemos muito sobre a forma, conteúdo e condução do programa. Ficou claro que não é possível transmitir um programa desta duração com uma internet tão instável.

 

EPISÓDIO 7 – PARTO, como nascemos

Este episódio foi gravado dia 4 de maio de 2017 e lançado no dia 27 de Julho de 2017, no Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião, seguido de uma roda de conversa. Segue o teaser do episódio Parto:

Segue o episódio Parto na íntegra, com 47 minutos. Este programa ficou mais longo pois o debate levou 2h25m e o conteúdo, como vocês verão é riquíssimo.